Prazer em te conhecer!

SOBRE MIM

Olá! Muito prazer, sou Terapeuta de Transtornos Emocionais e sou apaixonada pela minha profissão. Sou mãe de três meninos, sou casada e cristã. Passei por muitos obstáculos em minha vida, enfrentei meus medos, superei traumas do passado e aprendi a acreditar em mim mesma. Cada obstáculo que enfrentei foi uma oportunidade para crescer e me tornar uma pessoa melhor. Me sinto privilegiada, pois, como terapeuta emocional, ajudo pessoas com traumas e transtornos emocionais. Tenho o estilo de vida que escolhi. Me sinto livre e entusiasmada, faço o que amo dentro dos meus horários e ajudo as pessoas de forma online, independentemente de onde estejam. Cumpro diariamente minha missão de vida que, aliás, não me vejo fazendo nada, além disso.

Sempre tive uma mente curiosa e aberta, e esse interesse me levou a escolher a terapia como profissão. A minha atuação profissional é voltada para os processos de alto conhecimento e para a saúde mental das pessoas, especialmente, a autoestima. Durante as sessões sempre busco construir um espaço seguro, com acolhimento e bom humor, pois acredito que a terapia pode ser uma leve e agradável jornada em busca de mudanças mais significativas. Eu ajudo crianças, adolescentes, adultos e idosos a alcançarem o melhor de si... Amo ver pessoas com vidas transformadas após as terapias.

Métodos da TRG

SOBRE

A Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG) está fundamentada em 5 métodos essenciais:

  • Método Cronológico

  • Método Somático

  • Método Temático

  • Método Futuro

  • Método de Potencialização

Cada um destes métodos são ferramentas utilizadas em situações específicas durante o reprocessamento. De uma forma resumida, eu vou explicar cada um deles a seguir.

Mas antes, precisamos entender como funciona o nosso consciente e inconsciente.

Em resumo, o consciente é a parte da mente que estamos cientes. O nível consciente está relacionado às experiências que a pessoa percebe, incluindo lembranças e ações intencionais.

No entanto, Sigmund Freud, conhecido como o pai da psicanálise, se interessou mais pelo inconsciente, que é uma área menos explorada e exposta. Ele afirma em um dos seus estudos, que “o Inconsciente não conhece o tempo”, ou seja, ele é atemporal.

Muitas vezes as nossas ações ou sentimentos, não são guiados pela nossa razão, mas sim por um impulso, um sentimento intenso que não temos como explicar. Sim, esse é o inconsciente entrando em ação.

A neurociência, em uma visão contemporânea, afirma que o inconsciente é nada mais do que a soma de nossas memórias, é um depósito infinito de experiências de vida. E além de arquivar tudo isso, ele ainda faz associações num processo tão surreal que foge à nossa compreensão.

E o mais interessante de tudo isso, é que existem memórias que nem sabemos que temos, que podem emergir, chegando ao nosso consciente sem sabermos o real motivo.

A maior parte dos nossos hábitos diários são inconscientes, mesmo que tenham sido iniciados de uma maneira voluntária.

Por exemplo, uma vez que aprendemos a andar, guardamos esse conhecimento e não precisamos mais pensar sobre ele a cada vez que caminhamos. Outras lembranças acabam ficando no nível do inconsciente simplesmente porque não consideramos importantes. E por fim, para fechar esse raciocínio, o inconsciente também armazena memória de experiências que vivemos, mas que, por alguma razão, insistimos em reprimir.

Bom, é simplesmente impossível guardar todas as nossas experiências e ter conhecimento de todas elas. Sendo assim, o inconsciente entra em ação. Ele tem a função de manter o equilíbrio da nossa mente, criando associações e padrões de todo o nosso inventário de informações.

De vez em quando, o Inconsciente interage com o consciente devido a estímulos externos que sofremos no dia a dia. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo de como lidamos com os resultados que essa ação nos traz. Essas associações são feitas em um nível inconsciente, e é nesse momento que podem surgir os traumas, as fobias e os medos. Em muitos casos, gerando uma série de sintomas e doenças psicossomáticas.

Muitos desses problemas psicológicos podem sofrer um acúmulo ao longo dos anos, desde a infância até a fase adulta. Quando não tratado, pode se tornar um problema muito grave.

Agora que já sabemos sobre o que se trata o consciente e inconsciente, vamos dar continuidade aos métodos da Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG).

Método Cronológico

O Método Cronológico é o método de reprocessamento responsável por limpar os problemas emocionais a partir da infância até o momento presente.

Método Somático

O Método Somático é o método de reprocessamento guiado exclusivamente pela reação somática apresentada pelo corpo e é uma ferramenta excelente para auxiliar no reprocessamento de pessoas que, durante a sessão, tenha apresentado muito desconforto físico ao passar por fortes emoções.

Método Temático

O Método Temático, como o próprio nome diz, é o método de reprocessamento por temas. Nesse modelo de reprocessamento o terapeuta identifica qual o tipo de problema emocional que mais afetou a pessoa. Por exemplo, o tema pânico, neste caso vamos focar no reprocessamento de todas às vezes que a pessoa teve ou sofreu o pânico. Podemos expandir para outros temas como, bullying, medo, dentre outros...

Método Futuro

Agora, precisamos reprocessar a visão futura, de algo que ainda não aconteceu, mas que o inconsciente possa associar como algo ruim. Nós já sabemos que para o inconsciente não existe passado nem futuro pois ele é atemporal. Para ele só existe o presente. Mas muitas das associações feitas pelo inconsciente, desencadeia níveis de ansiedade que fazem com que muitas pessoas tenham medo do futuro.

É aí que entra o Método Futuro.

Esse método de reprocessamento, prepara a pessoa para enfrentar o futuro tranquilamente e com mais confiança.

A partir do momento em que todos os obstáculos foram removidos, seus medos vencidos, seus traumas superados. Não há mais crenças limitantes, nem fobias, nem ansiedade, nem depressão. A pessoa já não é mais a mesma.

Método de Potencialização

Esse será o último método em que iremos trabalhar, após este reprocessamento, a pessoa terá muito mais energia para viver sua melhor versão. Além disso, se sentirá muito mais forte e capaz de identificar o seu potencial para enfrentar qualquer situação que vir pela frente. Imagine uma vida plena, sem traumas e nem fobias. Onde já não existe aquele problema emocional que te afetou durante toda a sua vida.